O atleta que sonha em jogar vôlei e estudar nas universidades americanas, precisa entender primeiramente o que é GPA.
Grade Point Average (GPA), significa “média de notas” e é muito utilizado nos EUA para classificar seus alunos e obter o que aqui no Brasil chamamos de média escolar. Como nos EUA não é utilizado vestibular como forma de ingresso à graduação, o GPA é utilizado como parte dos processos de seleção. Já no Brasil, as escolas avaliam os estudantes numa escala de 0 a 10, então é necessário fazer a conversão para o sistema americano e as notas do ensino médio serão utilizadas para calcular o GPA. Por esse motivo, a Go Team Go está sempre incentivando os seus atletas a se dedicarem aos estudos e tirar boas notas na escola.
O atleta que tiver o objetivo de ingressar em uma universidade americana, precisará calcular o seu GPA ao longo do ensino médio inteiro.
Então vamos supor por exemplo, que o atleta fez 8 disciplinas por bimestre, estudando 4 bimestres por ano, ao longo de 3 anos.
Então multiplicaremos 8 por 4 e depois por 3 (8x4x3), o resultado será 96. Neste caso, é só somar todas as notas deste período e dividir por 96. Chegaremos ao GPA do atleta na escala de 0 a 10. Depois precisaremos então converter o GPA da escala de 0 a 10 para a escala de 0 a 4 (sistema americano).
Mas como é a escala de 0 a 4?
Nos EUA, o sistema de notas é feito por meio de letras que vão do A ao F, sendo A a nota máxima e F a nota mínima. Cada letra representa um valor diferente como mostraremos abaixo: A=4; B=3; C=2; D=1 e F=0 Cada semestre, o estudante terá uma média escolar das disciplinas cursadas e quando somarmos todos os semestres, será obtida a média geral do curso. Agora, que já sabemos como é a escala de 0 a 4, vamos fazer a conversão. Vamos supor por exemplo, que o atleta teve um GPA igual a 8 na escala de 0 a 10. Então precisaremos converter o 8 para a escala de 0 a 4. Basta multiplicamos o GPA de 8 por 4 e dividirmos por 10 (8x4/10). O resultado será 3,2. Está aí o GPA na escala americana.
Está claro que fará muita diferença para aquele atleta que se dedicou bastante aos estudos aqui no Brasil.
Mas e o atleta que não tirou só boas notas do ensino médio?
Quando falamos de estudantes atletas, existe um GPA mínimo exigido pelas ligas esportivas como por exemplo, a liga NJCAA exige um GPA mínimo de 2.0, a liga NCAA divisão I exige pelo menos um GPA de 2.3. Além do GPA exigido pelas ligas, cada universidade estipula o seu GPA dentro da escala de 0 a 4. Então caso o estudante não tenha um GPA alto, não significa que ele não poderá ingressar em uma universidade pois o GPA é apenas um dos fatores que serão usados para avaliar os candidatos. Mas como podemos perceber, o GPA é de grande valor pois, além de bons atletas, os atletas precisam também ser bons estudantes.
Quer ser um estudante atleta nos Estados Unidos? A Go Team Go está aqui para te auxiliar em todo o processo.