top of page

Dia a dia de um estudante-atleta nos EUA

Ser um estudante-atleta em uma Universidade nos Estados Unidos, permite que o atleta se torne um estudante e o estudante se torne um atleta e exerça ambas as atividades em alto nível.

O estudante-atleta adquire capacidade de enfrentar as adversidades e realizar conquistas dentro e fora das quadras, alcançando o desenvolvimento esportivo e intelectual, que são os objetivos importantes para as universidades, treinadores e principalmente também para os atletas.


Excelência no esporte e na educação ao mesmo tempo, é uma característica bem marcante das universidades dos Estados Unidos. Mas temos que reforçar que a rotina de um estudante-atleta vai muito além de só jogar e estudar.


A rotina de um estudante-atleta é bastante ocupada e as principais responsabilidades são: aulas, treinos, jogos, viagens, reuniões, trabalho, provas… entre outros mais.


O gerenciamento de tempo pode ser um fator importante para o estudante-atleta que tem como finalidade obter ótimos resultados na sala de aula e nas quadras.

Conciliar estudos e rotina de treinos nem sempre é fácil. Requer muita disciplina e talvez a maior dificuldade no início para alguns estudantes-atletas seja ter que organizar seu cronograma de atividades diariamente.

Geralmente, o estudante-atleta finaliza a universidade em 4 anos. A carga horária é aplicada de uma forma diferente daquela que é utilizada em nossas universidades aqui no Brasil.

O sistema de aulas nas universidades americanas possui muito mais flexibilidade que permite que os estudantes possam definir as aulas que irá cursar em cada semestre, além disso, a mesma aula é oferecida em horários diferentes, então o estudante pode escolher qual aula e horário se encaixa melhor no seu cronograma.


Na questão de horários, basicamente o dia de um estudante-atleta é assim:

De acordo com o quadro acima, as tabelas foram divididas por temporadas como: “pre-season” (antes da temporada), “in-season” (durante a temporada) e “off-season” (após a temporada).


Antes da temporada, nota-se que o estudante-atleta terá mais treinos intensos, treinos físicos e atividades com o time. A “pre-seanson” acontece antes do início das aulas.


Durante a temporada, o estudante-atleta já terá horários de aulas e estudos, treinos intensos, torneios e viagens aos fins de semana.


E após a temporada, o estudante-atleta terá treinos mais específicos e a parte acadêmica será mais intensa do que as outras temporadas.


Lembrando que este é só um exemplo de rotina com horários e atividades, podendo variar dependendo da universidade, horário de aulas que escolher e horários dos treinamentos determinados pelos treinadores.


Mas uma coisa é fato. O sistema nas universidades é bastante organizado e integrado entre parte acadêmica e esportiva. Então isso permite que os estudantes-atletas organizando suas atividades consigam conciliar suas responsabilidades e ter seu momento de lazer e diversão.


E você? Que tal vivenciar esta incrível experiência?

Entre em contato com a Go Team Go!



41 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page