top of page

Como funciona o sistema de ensino superior nos EUA?


No blog de hoje falaremos um pouquinho sobre as principais curiosidades relacionadas ao ensino superior americano. Então, fica aqui com a gente para você ficar por dentro de tudo, e não ter dúvidas quando você tomar a decisão de embarcar nesse sonho que é estudar em uma universidade nos EUA.


Você não precisa ter um curso definido ao entrar na faculdade

A maioria dos jovens brasileiros quando chegam no ensino médio, já sentem a necessidade de escolher o caminho que irão trilhar na universidade, não é verdade?

No ato da matrícula, terão já que se decidir pelo curso antes de ingressarem em uma universidade brasileira. Por esse motivo, muitos alunos que ainda não estão preparados para tomar essa decisão dão início na faculdade, mas ao longo do percurso acabam trancando a matrícula, trocando de curso ou até mesmo finalizam o curso, mas ficam insatisfeitos pela escolha. Você conhece alguém que já passou por essa situação?


Nos EUA, você não precisa escolher definitivamente o curso ao ingressar na universidade.

Você pode esperar até seu 3°/4° semestre para tomar essa decisão. Isso acontece devido a aulas básicas que são mandatórias independentemente do curso que você irá cursar. Eles chamam isso de “General Education” (Educação Geral). Os cursos de educação geral nas universidades dos EUA têm o objetivo de promover o pensamento crítico em várias disciplinas (Humanas, Exatas ou Biológicas)

Os americanos acreditam que ao aprender sobre assuntos que diferem do curso escolhido, os alunos adquirem uma compreensão mais ampla de uma variedade de assuntos.

Então, em uma faculdade americana nos seus primeiros semestres será muito comum ter aulas como: inglês, matemática, história, artes e até aulas como “Public speaking” (Falar em público) e “Critical Thinking” (Pensamento crítico).


Você pode escolher sua grade horária

Outra curiosidade sobre as universidades americanas é que você tem FLEXIBILIDADE ao escolher suas aulas. Você terá um especialista chamado “advisor” que vai te auxiliar na montagem do seu cronograma, mas você poderá escolher suas aulas de acordo com suas preferências.

Por exemplo, vamos dizer que você precise fazer uma aula de “Public Speaking”. O seu advisor vai te mostrar as opções de horários e professores e você mesmo pode escolher de acordo com sua preferência. Ou seja, seu advisor vai dizer: “A faculdade oferece aula de Public Speaking de segunda e quarta das 8h às 9h com o professor Thomas. E também oferece essa mesma aula de terça e sexta das 14h às 15h com o professor John. Qual você prefere?” E assim você vai tomando suas decisões.

Essa é uma vantagem muito grande principalmente para os atletas pois você tem seus horários de treino, academia, viagens para jogos e você acaba conseguindo montar seu cronograma escolar de acordo com seu cronograma esportivo.


Você pode escolher aulas da sua preferência

As universidades nos EUA também permitem que você escolha dentro de determinadas opções quais aulas você tem preferência. Então existem algumas aulas que são obrigatórias dentro do seu curso, porém muitas vezes será apresentado para você algumas opções e você poderá escolher qual matéria gostaria de fazer.

Por exemplo: Você faz o curso de biologia e seu “advisor” irá te falar o seguinte:

- Você deve escolher duas entre essas três aulas:

Biologia Animal / Biologia de plantas e fungos / Microbiologia Geral


E essa possibilidade de escolha é muito interessante porque torna o curso mais atrativo pois você poderá fazer aulas que são dentro do seu gosto pessoal e principalmente você consegue visar qual a área que pretende trabalhar quando se formar. Isso permite que os estudantes saiam da universidade muito mais especializados e focados para o mercado de trabalho.


Você não termina o curso com os mesmos colegas de sala que você começou

Como dissemos anteriormente, o sistema de ensino americano é totalmente flexível. Devido a flexibilidade nas escolhas das aulas, horários e professores e aulas de educação geral, você acaba sempre encontrando colegas diferentes durantes suas aulas.

Nas aulas gerais você faz a mesma aula com alunos de cursos diferentes. Ou seja, como essas aulas são obrigatórias independentemente do curso que cada aluno está cursando, você pode estar fazendo uma aula de história sendo que seu curso é educação física, mas você terá colegas de classes que estão cursando administração, física, engenharia por exemplo. E nas aulas que são especificas para seu curso você pode nem sempre estar com os mesmos colegas de classe pois os mesmos podem ter escolhido fazer a mesma aula, porém com um professor e horário diferente.


Não existe turma diurna ou noturna.

Devido a flexibilidade de horário de aulas. Você pode decidir por fazer uma aula as 7h e depois outra aula as 20h. Tudo vai depender das suas escolhas e preferencias. Ou seja, você não precisa ficar na faculdade das 7h às 12h seguidas ou das 18h às 23h. Você monta seus próprios horários de acordo com a disponibilidade de aulas oferecidas na faculdade. Isso não é o máximo?

Assim, fica muito mais fácil para você se planejar em relação a trabalho, jogos, treinos e etc.


Cada ano na faculdade tem um nome

No Brasil é muito comum dizer algo como: “Estou no meu primeiro ano de faculdade” ou “Estou no meu terceiro ano de faculdade”. Nos EUA, em vez de falar, primeiro, segundo ou terceiro ano, eles dão nomes para esses anos. Então fica assim:


Primeiro ano – Freshman Year

Segundo ano – Sophomore Year

Terceiro ano – Junior Year

Quarto ano – Senior Year

Então eles falam: “Estou no meu Sophomore Year”. Legal né?


Você pode morar dentro do campus da sua faculdade

Como sempre os EUA estão sempre a frente e conta com uma estrutura universitária grandiosa e avançada.

Na grande maioria das universidades americanas você tem a opção de morar dentro do campus. Eles geralmente têm prédios específicos para que estudantes ou até mesmo funcionários da escola morem. Eles se referem a essa moradia como dormitórios e os dormitórios sempre oferecem tudo que um estudante precisa.

Os quartos são mobiliados, vem com cama, gaveteiro, cômoda etc. E o mais legal, são próximos a tudo que você precisa dentro da universidade. Então caso você more no campus a seu deslocamento será muito mais fácil. Você não dependerá de carros, trens, metros etc. No máximo uma bicicleta caso você queira chegar aos locais com mais rapidez. Isso é um sonho né?

Junto a isso, dentro das faculdades você também terá refeitório onde você pode fazer suas refeições sem precisar cozinhar todos os dias, biblioteca, departamento policial, departamento médico, centro esportivo, dentre outras coisas.


O esporte é valorizado

As universidades americanas fazem um excelente trabalho balanceando esporte com educação.

A grande maioria das universidades americanas tem um grande departamento esportivo. É muito comum você ver atletas dos esportes mais variados caminhando pela faculdade. Esportes como futebol, vôlei, basquete, golf, futebol americano, baseball, atletismo, natação, entre outros, são sempre presentes e valorizados.

E só por falar isso, você já pode imaginar a estrutura física de tudo isso né?

Uma faculdade que tem prédios destinados a moradia, prédio destinado a refeições, prédio para salas de aulas, departamento médico, fisioterapia, quadra de vôlei, campo de futebol, campo de futebol americano, piscinas para os esportes aquáticos… ufa!! Quanta coisa sensacional né?


É por esses e outros tantos motivos que nós da Go Team Go incentivamos vocês a viver essa experiência. São experiências inesquecíveis e uma estrutura de outro mundo que te espera! Bora traçar essa jornada junto com a gente? Estamos te esperando!


46 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page